Make your own free website on Tripod.com





Home
NEWS
CV.en
CV.pt
CV.ro
ALBUM
BOOKS & WORKSHOPS
PRESS

CV.pt

CURRICULUM - Pt

2.gif

Diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Fernanda Correia, trabalhou também com os professores Mark Brown (Música Antiga), Montsserrat Figueras (Técnica e interpretação da Música Ibérica), Rudolf Knoll (Técnica e interpretação da Ópera), Mme. Ré Koster (Interpretação do Lied) e José de Oliveira Lopes (Lied e Ópera).Tem realizado numerosos recitais a solo com Piano, Guitarra, Órgão e com Orquestra e participa como artista convidado em numerosas récitas de ópera, a convite do Círculo Portuense de Ópera, do Porto. Desempenhou papéis nas óperas La Traviata, Madame Butterfly, Carmen, Rigoleto, Amhal and the night visitors entre outras. Foi co-fundador e solista do Grupo de Música Vocal Contemporânea (1974/81), apresentando-se em numerosos Festivais Internacionais de Música, nomeadamente Lisboa, Estoril/Cascais, Berlim, Erfurt, Dresden, Leipzig, Bratislawa, Vigo, Sevilha e Córdoba, apresentando primeiras audições de obras de Fernando Lopes Graça, Joly Braga Santos, Maurice Ohana, Ligeti, Luciano Berio, Tomas Marco e Luis de Pablo, entre outros.

 

No seu reportório, para a lém do Oratório alemão, latino e vulgar dos autores barrocos, nomeadamente Bach e Haendel, constam ainda os principais autores do lied alemão, da Mélodie Française, da canção inglesa, bem como autores do universo ibero-americano, nomeadamente Francisco Lacerda, António Fragoso, Cláudio Carneyro, Freitas Branco, Lopes Graça, Manuel de Falla, Federico Garcia Llorca, Monpou, Ginastera, Guastavino, Gershwin e Copland. Gravou para a Tribuna Europeia de Compositores Contemporâneos obras de Joly Braga Santos. Gravou também obras de Fernando Lopes-Graça para a etiqueta EMI-Valentim de Carvalho e recentemente um CD a solo com obras para Canto e Piano de Compositores Portugueses e um segundo com Fado de Coimbra composto por vários dos seus inéditos que compôs a pedido do Quarteto Aeminium, de Coimbra.

Colaborou com a RTP e a RDP em diversos programas, quer como artista convidado quer como divulgador da Cultura Musical. Gravou, recentemente, um CD com obras de Compositores portugueses e prepara um segundo com obras de compositores portugueses dos finais do sec. XX e com composições contemporâneas. É professor no Conservatório de Música do Porto de que foi director entre 1994/96, período durante o qual introduziu a classe de Jazz e promoveu a criação da Banda de Jazz, da Banda Sinfónica, do Grupo de Música Antiga e do Quarteto de Saxofones. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em História da Arte pela mesma Universidade. Obteve o DEA na Universidade Complutense de Madrid na área da Comunicação e é Doutor em Musicologia e Interpretação pela Universidade Nacional de Música de Bucareste na cátedra do Prof. Dr. Grigore Constantinescu, tendo defendido tese sobre "A Canção Portuguesa com Piano no séc. XX".

 

Em 2007actuou em El Salvador com a Orquestra Sinfónica da capital e em várias cidades da Roménia, designadamente, com a Orquestra de Câmara de Bucareste e a Orquestra Filarmónica de Rimnicu Valcea. Actuou recentemente em Roma cantando fado de Coimbra, árias napolitanas e música de autores portugueses, nomeadamente contemporâneos. Autor de diversas conferências designadamente nas Faculdade de Letras e Engenharia da Universidade do Porto e na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, é autor de “Fado, itinerários de uma cultura viva”, “Crónica dos dias bons” em edição da MillBooks e tem em preparação “Fernando’s em Pessoa – ensaios sobre o expressionismo português”, estudando a poesia e a música de Fernando Pessoa e de Fernando Lopes-Graça. Está convidado para cantar de novo em Roma e Nápoles no próximo Outono, no Brasil, Itália e Alemanha em 2009.